sábado, 23 de novembro de 2013

SALDO DO SAFÁRI


Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, no livro SAFÁRI DE ESTRATÉGIA que aqui resenhamos, mostram com bastante didática as proposta de dez escolas de administração estratégica. Analisamos e procuramos detalhar aqui no Blog cada uma delas. Como produto de pesquisas dos autores, que revisaram em torno de duas mil publicações relacionadas a estratégias em diversos campos além do campo da administração, a conclusão que é possível chegar é que, dado a quantidade de escolas e pensamentos, não existe uma definição universal para estratégia.

Após a análise das dez escolas de administração estratégica expostas no livro Safari de Estratégia, seus autores concluem que a decisão estratégica é um desígnio arbitrário, que envolve uma visão intuitiva, um aprendizado intuitivo e cognição individual do decisor (pg. 274). Envolve igualmente aspectos como interação social, cooperação e conflito. Necessita análise antes, programação depois, bem como negociação durante e tudo isso precisa ser feito considerando o ambiente que pode ser exigente.

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel propõem que a revisão da literatura existente conduz à emergência de 10 pontos de vista distintos, a maioria dos quais se reflete na prática gerencial das organizações. Cada ponto de vista, chamado de escola de pensamento estratégico, tem uma perspectiva única e destaca um aspecto importante do processo de formulação estratégica.

Cada ponto de vista é, simultaneamente, estreito e exagerado, porém interessante e criterioso. Estes pontos de vista, referidos apenas como escolas, segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, melhor parece captar a visão que cada uma tem do processo de estratégia.

O livro é extremamente didático e bem-redigido. Pode-se criticar um pouco a prolixidade típica presentes em quase todos os trabalhos de Mintzberg. No entanto, o saldo final continua muito positivo. Para o estudante ou pesquisador da área de administração estratégica que procura uma fonte relativamente completa e de rápida referência sobre o material publicado na área, o livro é bastante adequado.


Talvez a maior qualidade deste trabalho seja seu potencial como livro didático sobre administração estratégica além da mesmice. Pelo menos, os alunos saberão que administração estratégica é bem diferente e bem mais ampla do que as antigas e prescritivas receitas de bolo de planejamento estratégico.

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