terça-feira, 28 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ASSERTIVIDADE NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Frequentemente encontramos dois tipos de pessoas:

As que não conseguem dizer "NÃO" - Essas pessoas foram convencidas que é especialmente violento dizer "Não", preferem evitá-lo a todo custo, normalmente cedem facilmente por adotarem essa postura;

As que dizem "NÃO" com prepotência - Dizer "NÃO" bruscamente, sem importar-se com o impacto que possa provocar na outra pessoa é uma postura irresponsável que pode encerrar uma negociação que poderia render bons frutos.


Assertividade


Capacidade de dizer "NÃO" - Dizer "Não" de maneira espontânea, natural, sem gerar tensão ou deteriorar a relação com a outra parte é uma das características mais importantes para um negociador habilidoso. Desenvolver essa portura assertiva é, portanto, crucial para o bom negociador.


Pessoas assertivas sabem dizer "NÃO" - Quando entendem que devem dizer "Não" as pessoas com grau de asssertividade desenvolvido dizem, sem que isso prejudique o resultado final de uma negociação. Elas jamais dizem "Não" de maneira brusca, fazem isso de maneira simples, sem dificuldade. São pessoas assertivas por natureza.