sábado, 15 de fevereiro de 2014

A ESTRATÉGIA SEGUNDO PETER DRUCKER


Os próximos post’s serão dedicados às ideias e ‘insights’ Estratégicos daquele que é considerado o Pai da Moderna Administração, Peter Drucker. O desafio nos motivou a pesquisar uma obra, dentre os quase 40 livros escritos e milhares de artigos, onde Drucker teria tratado do tema Estratégia especificamente. No meio da busca encontramos Robert Swaim, ex-aluno, parceiro de diversos MBA’s patrocinados por ambos na China e seu amigo pessoal, Swaim dedicou-se a essa busca antes de nós e  faz, a respeito deste assunto, o seguinte comentário: “Nas obras que escreveu, Drucker discutiu a importância da estratégia; entretanto, nunca dedicou um livro inteiro ao assunto, embora tenha alegado: “Escrevi o primeiro livro sobre o que hoje conhecemos como ‘estratégia’ Administrando para obter resultados (Managing for Results), publicado em 1964”.”

O livro de Roberto Swaim intitulado A ESTRATÉGIA SEGUNDO DRUCKER: Estratégias de Crescimento e ‘insights’ de Marketing extraídos da obra de Peter Drucker teve sua publicação em 2011 pela editora LTC Livros Técnicos e Científicos Ltda e comemorou o centenário de nascimento de Peter Drucker. A obra seleciona dentre os quase 40 livros e milhares de artigos escritos pelo autor, conceitos, ideias e “insights”, que embora não inseridos em um livro específico de Estratégia por Drucker, tornaram-se universais quando relacionados ao tema. Os escritos de Drucker a respeito do objetivo do negócio, a importância de definir missão e visão e sua insistência de foco no cliente, sem nunca descuidar do não cliente, bem como, a importância que atribuía às funções do marketing e da inovação, nos faz concluir que a mente do “Pai da Moderna Administração” pensava a organização de maneira estratégica.

O foco da obra de Swaim é, portanto, as visões do mestre sobre as estratégias para alcançar tanto o crescimento orgânico do negócio – por intermédio de vendas, marketing e inovação – quanto o externo, por meio de fusões, aquisições e alianças estratégicas. O pensamento estratégico de Drucker é minuciosamente detalhado pelo autor que, a partir do segundo Capítulo trata da “Estratégia e a Finalidade da Empresa”, seguindo pelos demais capítulos, sempre objetivando desvendar os elementos, conceitos e ideias estratégicas de Drucker e suas visões referentes ao papel essencial que a alta gerência e os “planejadores” precisam desempenhar no processo estratégico de uma organização.

COMPOSIÇÃO DA OBRA

O livro foi escrito em 12 capítulos em que o autor dividiu assim: A Administração do Crescimento Segundo Drucker, Estratégia e a Finalidade da Empresa, Dissecando a Entrevista e Marketing Segundo Drucker, Os cinco Pecados Capitais dos Negócios, Inovação e Espírito Empreendedor, Livrando-se do Passado, Estratégia de Crescimento Externo, Gestão de Empresas Familiares, Drucker e a Próxima Sociedade, Planejando e Gerenciando a Mudança Organizacional, Planejamento Estratégico: Empreendedorismo, Processos Decisórios Estratégicos. Como de praxe, o Blog pretende publicar aproximadamente 10 ‘post’s’ com resenhas contendo as principais ideias, ‘insights’ e visões destacadas pelo autor, que desvendam o pensamento estratégico do “Pai da Administração Moderna”. Esperamos que contribuam para ampliar a visão estratégica de nossos leitores.

QUEM FOI PETER DRUCKER

Por um momento pensei ser desnecessário este parágrafo, contudo, me convenci de que não só era necessário como também fundamental, até mesmo com intuito de homenagear o grande mestre da administração. Peter Drucker era austríaco, nascido em 19 de novembro de 1909 em Viena. Foi escritor, professor e consultor administrativo considerado o “Pai da Administração Moderna”. O mais reconhecido dos pensadores a respeito do fenômeno da globalização da economia sobre a sociedade em geral e particularmente sobre as organizações. Considerava que a administração moderna deveria ser considerada uma ciência que trata sobre pessoas nas organizações. Drucker foi professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia por décadas, escreveu mais de 30 livros e milhares de artigos acadêmicos. Por décadas considerou-se um cientista social e em 2004 se redefiniu (curiosamente) como um ecologista social e justificou da seguinte maneira: “Considero-me um ‘ecologista social’, preocupado com o meio produzido pelo homem exatamente como o ecologista natural estuda o meio biológico. O termo ‘ecologia social’ foi inventado por mim”, de fato, em seu livro The Age of Discontinuity escrito em 1969, o termo foi pela primeira vez mencionado.


Peter Drucker nunca se considerou um visionário, gostava de ser considerado um observador da sociedade, daí ser considerado um cientista social, não previa o futuro, mas chamava a atenção para o fato de que aquilo que acontece hoje pode ter impacto no futuro.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

ESQUENTANDO OS MOTORES



Após um ano bastante produtivo com resenhas de livros importantes, fechamos 2013 com um saldo bem positivo. Retomamos em 2014, depois de 60 dias de recesso com a corda toda e prometemos manter o mesmo ritmo de 2013. 


Nossa meta foi atingida, durante 2014 mobilizamos nossos leitores para se importarem com a estratégia. Batemos recordes de leitores e muitas foram as mensagens de incentivo que o Blog recebeu. Algumas sugestões também nos chegaram e resolvemos aproveitar uma delas para abrir a temporada de resenhas de 2014. Um de nossos leitores escreveu: "porque, em meio a tantas obras de estratégia citada pelo Blog, nunca se fez referência a uma obra sobre estratégia em Peter Drucker?". A pergunta é muito curiosa e, sem dúvida nenhuma, bastante pertinente também. A resposta, contudo, é ainda mais curiosa e bastante direta: "simplesmente porque Peter Drucker não escreveu nenhuma obra sobre o tema estratégia especificamente."

No entanto, o nosso compromisso é buscar informações e ir além das respostas simples e diretas. Com uma extensa lista de obras importantíssimas para o mundo dos negócios, Peter Drucker não poderia deixar de tratar o tema. Apesar de não dedicar uma obra específica à estratégia, são inúmeras as lições relacionadas ao tema contidas em suas obras. Nosso primeiro livro a ser resenhado será de um autor que conviveu durante muitos anos com Drucker e separou lições importantes de estratégia. Robert Swaim, ex-aluno, colaborador e amigo pessoal de Drucker, sintetizou nesta obra as idéias mais importantes relacionadas à estratégia que foram colhidas em aproximadamente 30 anos de convivência.

Na obra intitulada: A ESTRATÉGIA SEGUNDO DRUCKER, Swaim aborda tópicos tanto sobre estratégia, quanto sobre outros assuntos com ela relacionados como: crescimento do negócio, marketing, vendas e inovação. No próximo post apresentaremos a obra e seu autor de maneira mais abrangente e iniciaremos a série de resenhas com as quais pretendemos apresentar, para você que acompanha o Blog, idéias e insigts de Peter Drucker sobre estratégia.