segunda-feira, 18 de março de 2013

METAS AUDACIOSAS


“É muito melhor ousar fazer coisas grandiosas, triunfar gloriosamente, mesmo que com alguns fracassos no meio do caminho, do que se igualar àquelas pobres almas que não aproveitam nem sofrem muito, pois vivem na penumbra cinza de quem não sabe o que é a vitória nem a derrota.” 

Theodore Roosevelt, 1899 

Estabelecer Metas Audaciosas representa um mecanismo poderoso para estimular o progresso de uma organização, seja ela com fins lucrativos ou não. Ou seja, as Metas Audaciosas são também igualmente poderosas em organizações como Associações, Hospitais ou Igrejas. 

Todas as empresas devem estabelecer metas. Mas há uma diferença entre simplesmente ter uma meta e se comprometer com um grande desafio, como o foi proposto por Kennedy em Maio de 1961: "Este país deve se comprometer a atingir a meta, antes do fim da década, de colocar um homem na lua e trazê-Io de volta à Terra a salvo". Dadas as probabilidades, um compromisso tão ousado era, naquela época, uma loucura. Mas isto ajudou a tornar esta missão um mecanismo tão poderoso para fazer com que os Americanos, ainda sob o efeito da década de 50 e da era Eisenhower, fosse com toda força para frente. 

As Metas Audaciosas não são o único mecanismo poderoso para estimular o progresso, e nem todas as empresas estabelecidas na obra pelos autores como visionárias usam-nas em grandes escala. Todavia, foram encontrados mais indícios da utilização deste mecanismo poderoso nas empresas visionárias e menos indícios dele nas empresas de comparação. Em apenas 3 casos, a empresa visionária e a empresa de comparação não apresentavam diferenças com respeito ao estabelecimento de Metas Aaudaciosas. 

Uma meta clara e estimulante 

Assim como a missão à Lua, uma verdadeira Meta Audaciosa é clara e estimulante, servindo de ponto focal unificador de esforços - frequentemente cria um enorme espírito de equipe. Como exemplo, os autores propõe uma comparação entre a clareza estimulante da Meta Audaciosa da GE com a declaração de visão difícil de entender e de lembrar, articulada pela Westinghouse em 1989: 

GENERAL ELECTRIC 

Ser a primeira ou segunda em todos os mercados a que atende e revolucionar a empresa para que tenha a velocidade e agilidade de uma pequena empresa. 

WESTINGHOUSE 

Atualidade Total 
Liderança de Mercado 
Voltada para a Tecnologia Global 
Crescimento Focalizado 
Diversificada 

É muito bom lembrar que uma Meta Audaciosa só contribui com a organização enquanto não tiver sido atingida. O Wal-Mart, por exemplo, continua a estabelecer metas audaciosas, décadas após décadas. Em 1977, foi estabelecida a Meta Audaciosa de se tornar uma empresa de US$ 1 bilhão em 4 anos (mais do que duplicando o tamanho da empresa). Entretanto, o Wal-Mart não parou ai, continuando a estabelecer novas metas ousadas. Em 1990, por exemplo, Sam Walton estabeleceu uma nova meta: dobrar o número de lojas e aumentar o volume de vendas por metro quadrado em 60% até o ano 2.000, o que equivale a um volume de vendas anuais de US$125 bilhões. 

Compromisso 

Não é só a presença de uma meta que estimula o progresso de uma organização, é também o nível de comprometimento com respeito à meta. De fato, uma meta não pode ser classificada como Meta Audaciosa sem um alto nível de comprometimento com respeito a ela. 

Conclusão: As Metas Audaciosas por si só não tornam uma empresa visionária. As empresas visionárias não se lançam cegamente a qualquer Meta que julga Audaciosa, tudo é estabelecido com um alto nível de clareza e comprometimento de toda a organização com respeito a ela. As empresas visionárias criam Metas Audaciosas que assumem vida própria, servindo de estímulo durante várias gerações de líderes. Mantém desta forma, a motivação mesmo após a saída de líderes carismáticos  que normalmente são seus próprios fundadores.