quinta-feira, 21 de julho de 2011

ASSERTIVIDADE

O termo ASSERTIVIDADE tem sua origem na palavra ASSERÇÃO que significa afirmar, do latim "afirmare", tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. Uma postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão) outro por falta (submissão).

Ser uma pessoa assertiva não é apenas ostentar uma comunicação sincera e objetiva, sentindo-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" às outras pessoas: "doa a quem doer", isso na verdade não passa de uma distorção do verdadeiro significado de ASSERTIVIDADE.

A ASSERTIVIDADE no ambiente profissional está cada vez mais valorizada, principalmente num mercado em mudanças constantes, onde se valoriza e se exige decisões objetivas e focadas em resultados. Tornar-se assertivo implica em mudança de um comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

O profissional assertivo vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela cooperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando é necessário dizer.

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros.