sábado, 30 de julho de 2011

É POSSÍVEL TORNAR-SE ASSERTIVO?



Para se tornar uma pessoa ASSERTIVA, é preciso fortalecer atitudes que são a base para o comportamento ASSERTIVO. Sem o fortalecimento dessas atitudes será impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma SEU EU sem massacrar o EU DO OUTRO. Abaixo, fazemos algumas observações a respeito de cada uma dessas atitudes:

AUTO ESTIMA: Origina-se da imagem que se tem de si mesmo. É a reputação pessoal vista pelos próprios olhos. É o que se pensa e se sente de si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de cada um. Depende da aceitação, da confiança e do respeito por si mesmo.

EMPATIA: É colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.

DETERMINAÇÃO: é uma energia que motiva a ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde se deseja chegar.

ADAPTABILIDADE: É adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlecutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.

TOLERÂNCIA A FRUSTAÇÃO: É aceitar que não podemos só ouvir SINS, pois existem os NÃOS que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.

SOCIABILIDADE: É gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.

AUTOCONTROLE: É assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.

Lembre-se: desenvolver e fortelecer cada uma dessas atitudes o tornará uma pessoa muito melhor e um profissional de sucesso.

Referência: MARTINS, Vera. Seja Assertivo. Editora Campus. São Paulo, 2005