sábado, 16 de fevereiro de 2008

Vendas Diretas: O negócio do terceiro milênio (Parte II)

Formas de Compensação

Por muitas décadas, as empresas que optaram pelo sistema de Vendas Diretas se resumiram a desenvolver uma estrutura simples, denominado “single-level” ou mononível, neste sistema o distribuidor adquire o produto da empresa por um preço de atacado e o revende pelo preço sugerido ao cliente final. Normalmente, isso representava (e ainda representa) uma margem de lucro (aproximada) de 30% (“mark up”). Esta forma de compensação é também denominada de “desconto”, e não envolve qualquer pagamento feito pelas empresas aos participantes.

Os sistemas de compensação evoluíram com o passar dos anos e surgiu o conceito de “multi-level” ou multinível, que incorpora ganhos adicionais pela prestação de serviços de formar e treinar equipes, incorporando-as ao sistema. Neste caso, cada empresa define critérios para a qualificação e a remuneração daqueles que desenvolvem as melhores equipes e oferece bônus, prêmios e vantagens financeiras aos que se destacam.

O Network Marketing, também conhecido como Marketing de Rede ou ainda Marketing Multinível (MLM - Multi-Level Marketing) virou uma febre em todo o mundo e ampliou significativamente o potencial de ganhos dos integrantes de cada equipe. Seguindo o modelo, além de receber sobre a própria produtividade, o integrante da equipe interessado em se desenvolver como líder e treinador pode ganhar sobre a produção de 10, 100 ou 1.000 distribuidores da sua equipe. Dependendo da lógica matemática utilizada pela empresa, não há qualquer limite para a expansão dessa rede virtual de negócios.

Segundo informações da Direct Selling Association, em 1990 apenas 20% das empresas norte-americanas de Vendas Diretas adotavam este sistema de compensação em multinível. Já em 2002 mais de 80% das empresas optaram pelo Marketing Multinível e foram responsáveis por 76,1% dos US$ 28,69 bilhões movimentados pela indústria de Vendas Diretas nos Estados Unidos.

Pirâmide?

Marketing Multinível desenvolvido de forma organizada e séria nada tem a ver com as antigas correntes ou pirâmides que causaram tantos prejuízos no passado. Organizado de forma aventureira e irresponsável, as pirâmides trouxeram um verdadeiro caus para muita gente no Brasil e hoje cruzamos com inúmeros amigos que desacreditam em quaisquer sistemas semelhantes. Contudo, o Marketing Multinível representa um sistema legítimo de Vendas Diretas e oferecem ganhos adicionais para as pessoas que efetivamente lideram equipes produtivas.

Não se iluda, em Marketing Multinível os maiores ganhos não necessariamente estão reservados a quem entrou primeiro. Pela matemática, e a matemática do Marketing Multinível é precisa, é possível ganhar bem mais do que a pessoa que está acima de você ou que a convidou para entrar no negócio, se você cumpre os requisitos necessários para qualificações mais altas. Semelhante modo, não será suficiente patrocinar uma pessoa boa e ficar esperando passivamente que ela faça todo o trabalho por você. É preciso liderar, treinar outras pessoas e provar o seu valor como líder.

A falta de conhecimento sobre os critérios matemáticos (Plano de Remuneração) e a ânsia de obterem resultados imediatos, faz com que alguns distribuidores promovam negócios de Marketing Multinível de uma forma equivocada, ou seja, como se fossem sistemas de enriquecimento rápido através do auto-consumo ou da formação de estoques. Fatalmente vão levar à prejuízo aqueles que não observam as orientações das empresas e preferem acreditar em promessas de dinheiro fácil.

A melhor prova do descaso de muita gente que se envolve em sistemas de vendas semelhantes é que nem todas as pessoas se preocupam em ler os termos de contrato ou as regras operacionais das empresas antes de se envolverem. São por isso, facilmente enganadas. Além disso, nem todas se certificam da qualidade e do valor dos produtos que representam, das condições financeiras da empresa ou do mercado em que ela atua. Ou seja, se esquecem de levar em consideração que o sucesso de um negócio, independente de ser Marketing Multinível ou não, está vinculado a uma série de condições mercadológicas.
Conclusão do texto em breve, não perca!!