sábado, 21 de maio de 2016

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA



“Se respeitar as pessoas como elas são, você poderá
ser mais eficaz ajudando-as a se aperfeiçoarem.”
                                                                                                          (John Gardner)

A eficiência pode ser definida como “fazer certo as coisas”. Está associada ao respeito às normas e padrões estabelecidos, à satisfação e à superação de expectativas. Um profissional com esta característica desenvolve maneiras de realizar uma atividade com menor custo e maior rapidez e qualidade superior. O “Retrabalho” representa o motivo pelo qual a eficiência implica fazer certo da primeira vez.
 
A eficácia, por sua vez, significa “fazer a coisa certa”. É uma medida vinculada ao resultado. Partindo desse pressuposto, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes num dia, mostrando-se muito eficiente, mas na medida em que não consegue fechar nenhum negócio, terá sido ineficaz.
 
A maioria das organizações costumam estimular a busca da eficiência por um processo mecânico e protocolar: pesquisas efetuadas, tabulações processadas e relatórios preenchidos passam a impressão de que o trabalho foi feito. É muito comum vermos “líderes” solicitarem de membros de sua equipe informações variadas apenas para lhes ocupar o tempo, sendo que o fruto daquele trabalho alimentará apenas pastas suspensas e arquivos mortos.
 
A eficácia, no entanto, quando tomada isoladamente e como único fim, ou seja, pessoas com foco exclusivo no objetivo e sem qualquer atenção para com os processos. De fato, conseguem auferir resultado com impacto positivo nas estatísticas, mas muitas vezes o fazem combalindo o ambiente interno.
 
Procurar, portanto, unir eficiência e eficácia. Conceder valor e conteúdo ao seu trabalho, adotar procedimentos necessários, definir indicadores adequados para mensurar e ter foco nos resultados. Mas o mais importante é lembrar-se sempre de que compartilhar suas atividades e decisões com seus pares na organização é fundamental para o “aprendizado organizacional”, um conceito fundamental para nossas próximas postagens.