sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA VISIONÁRIA


Aqui no Blog Gestão e Negócios, iniciamos o ano de 2013 com algumas diretrizes para criar uma empresa visionária. Continuamos, portanto, trabalhando com a obra de Collins & Porras, entitulada: Feitas para Durar da editora Rocco. Neste "post" notamos que a questão de Valores Centrais + Objetivos claros são fundamentais para a construção de uma Ideologia Central, que por sua vez, trata-se de uma das etapas principais da criação de uma empresa visionária:

Valores Centrais


Os valores centrais são as doutrinas essenciais e duradouras da empresa, não devendo ser comprometidos em benefício de ganhos financeiros ou oportunismos de curto prazo. As crenças têm sempre que vir antes das políticas, práticas e metas. Estas últimas têm sempre que ser alteradas se estiverem violando as crenças fundamentais. As empresas visionárias tendem a ter apenas alguns valores centrais, normalmente entre 3 e 6, pois apenas uns poucos valores podem ser realmente centrais - valores tão fundamentais e fielmente seguidos que raramente são modificados ou comprometidos. Se você estiver criando uma declaração de valores corporativos, pergunte o seguinte:

Quais destes valores lutariam para seguir por 100 anos, independente das mudanças no ambiente externo - mesmo que este ambiente deixasse de nos recompensar por seguirmos estes valores, talvez até nos penalizando?


Quais destes valores estariam os dispostos a mudar ou descartar, se o ambiente não mais os favorecesse?

Objetivo

O objetivo é o conjunto de motivos fundamentais pelos quais a empresa existe, além de ganhar dinheiro. O objetivo não tem que ser totalmente singular. O papel principal do objetivo é orientar e inspirar, não necessariamente diferenciar. Na verdade, uma empresa visionária está sempre em busca do seu objetivo, mas nunca o atinge... Se você estiver pensando sobre o objetivo da sua organização, sugerimos que você não redija simplesmente uma descrição específica das suas linhas de produtos ou segmentos de clientela. A etapa mais importante é descobrir os motivos mais profundos e fundamentais da existência da organização. Uma forma eficaz de se chegar ao objetivo é fazer a pergunta:

Por que nós simplesmente não fechamos esta organização, pegamos o dinheiro e vendemos todos os bens?

Conclusão: Nem todas as empresas visionárias começaram a vida com uma ideologia central bem articulada. Umas poucas o fizeram. Empresas como HP e Motorola, só definiram sua ideologia depois que a empresa havia passado com segurança pela fase inicial, mais ou menos uma década depois da fundação. Nos estágios iniciais, a maioria das empresas visionárias simplesmente tentou se erguer e se sair bem, sendo que suas ideologias só ficaram claras com a evolução das empresas. Portanto, se você ainda não tiver articulado uma ideologia central, porque você ainda está passando pela dor de cabeça de consolidar uma empresa, tudo bem. Mas, quanto mais cedo, melhor.