segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PASSOS QUE NORTEIAM A GESTÃO DE MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL


Passaremos agora para o 5º e 6º passos que segundo o professor Kotter norteiam Gestão de Mudanças e Transformação Organizacional:

5º Passo - Capacitação de Pessoas e Barreiras
  • Remova os obstáculos à mudança
  • Mude sistemas ou estruturas que comprometem seriamente a visão
Um dos conselhos de Kotter é retirar possíveis barreiras e liberar as pessoas para fazer o seu melhor trabalho. Para o especialista, “normalmente, a capacitação de colaboradores envolve lidar com quatro obstáculos principais: estruturas, competências, sistemas e supervisores”. A seguir você confere dois destes obstáculos.

Barreiras estruturais:

Muitas vezes, as estruturas internas das empresas funcionam em desacordo com a visão da mudança. Por exemplo, uma organização que afirma querer foco no cliente, pode encontrar seus recursos e estruturas fragmentadas. Da mesma forma, empresas que afirmam querer criar mais capacidade de resposta local, podem apresentar camadas de gestão críticas para decisões regionais.

Em outros casos, existem empresas que afirmam querer aumentar a produtividade e se tornar uma produtora de baixo custo, porém possuem enormes grupos de funcionários, procedimentos e programas caros.

Para Kotter, muitas vezes, é difícil remover esses obstáculos no meio do processo de mudança:

 “Normalmente, as mudanças mais eficazes podem ocorrer na área de recursos humanos. O realinhamento de incentivos e avaliações de desempenho para refletir a visão da mudança pode ter um efeito profundo sobre a capacidade de realizar esta visão da mudança. Assim como os sistemas de informação de gestão também podem ter um grande impacto sobre o sucesso da implementação de uma visão de mudança

Atualização de informações competitivas e análises de mercado, além de ser rentável, pode ser uma comunicação poderosa e eficaz em toda a empresa. Além disso, pode fornecer informações necessárias para que as pessoas façam seu trabalho de forma mais eficiente.

Supervisão Problemática

Outra barreira à mudança efetiva pode ser supervisores problemáticos. Muitas vezes esses gestores têm dezenas de hábitos relacionados entre si que se somam a um estilo de gestão que inibe a mudança.

Eles não podem ativamente minar o esforço, mas eles simplesmente não estão "ligados" para ir junto com o que a mudança requer. Muitas vezes os agentes de mudança se recusam a confrontar essas pessoas.

Às vezes, os gestores vão inventar ou elaborar estratégias de manipulação de tentativa de lidar com estas pessoas. Se feito habilmente isso só atrasa o processo e, se exposto, parece terrível - desprezível, cruel e injusto - e prejudica todo o esforço.

Normalmente, a melhor solução é o diálogo honesto recomenda o professor Kotter.

6º Passo: Gerando vitórias a curto prazo
  • Plano de melhoria de desempenho visível
  • Criar as melhorias
  • Reconhecer e premiar os funcionários envolvidos com as melhorias
Kotter aconselha a criação de reconhecimento e mérito. Para os líderes, no meio de um esforço de mudança a longo prazo, as vitórias de curto prazo são essenciais. Executar um esforço de mudança sem a atenção para o desempenho de curto prazo é extremamente arriscado.

A coalizão administrativa torna-se uma força crítica na identificação de melhorias significativas do que pode acontecer entre 6 e 18 meses. É preciso fazer com que estas vitórias ajudem a garantir o sucesso da iniciativa de mudança como um todo.

É necessário lembrar, que em qualquer iniciativa de mudança, há um desejo de garantir que os clientes não sejam afetados. No entanto, as vitórias de curto prazo são essenciais. E para garantir o sucesso, a curto prazo, o ganho deve ser visível e inequívoco. As vitórias também devem estar claramente relacionadas com o esforço de mudança. Tais vitórias fornece provas de que os sacrifícios que as pessoas estão fazendo dá resultado.

Isto aumenta o sentido de urgência e o otimismo de quem está fazendo um esforço para mudar. Estas vitórias também servem para premiar os agentes de mudança, fornecendo feedback positivo que reforça o moral e a motivação.


As vitórias servem também como objetivo prático de contribuir para afinar a visão e as estratégias. A coalizão administrativa recebe informações importantes que permite achar o curso correto.