terça-feira, 1 de julho de 2008

VENDAS DIRETAS: ALTA DE 15,2%




O segmento de vendas diretas começou 2008 muito bem no Brasil. No primeiro trimestre do ano, o mercado movimentou R$ 3,7 bilhões, representando um crescimento nominal de 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (Abevd). Estes números sinalizam uma aceleração com forte aquecimento do setor quando comparado com avaliações de anos anteriores.

"O ritmo mais forte de crescimento se explica pela recuperação do segmento de cosméticos e higiene pessoal, cuja representatividade ainda predomina sobre os demais com folga no modelo de vendas diretas, embora o mercado destes esteja adquirindo mais importância", diz Rodolfo Guttilla, presidente da Abevd. A força do segmento também se revela quando comparado com o desempenho de outros setores da economia brasileira.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o setor gera renda para cerca de 1,8 milhão de revendedores espalhados pelo País, resultado 17,5% superior ao mesmo período de 2007.

Números que impressionam

O incremento dos negócios do setor pode ser confirmado pelas maiores companhias que atuam com vendas diretas no País. A Avon, gigante dos cosméticos, por exemplo, registrou uma alta de 60% nos negócios no Brasil, em 2007. A manutenção desse ritmo para o primeiro trimestre de 2008 fez com que a norte-americana tivesse alta de 23% no seu lucro líquido, saltando para US$ 184,7 milhões, ante os US$ 150 milhões apurados no ano passado. A receita total subiu 14%, para US$ 2,50 bilhões.

A Herbalife, líder mundial na comercialização de produtos de nutrição e controle de peso, fechou o primeiro trimestre com as vendas líquidas no Brasil crescendo 7,1% e contribuindo para o resultado de US$ 102 milhões de faturamento, em todo o continente latino-americano.

Outra empresa que teve bons resultados foi a Natura, também de cosméticos. A empresa brasileira, no entanto, está fazendo o caminho inverso e focando o mercado norte-americano como grande impulsionador dos seus negócios. A Natura prevê dois grandes lançamentos nos próximos meses dirigidos ao mercado Americano.

A Forever Living está considerando que em 2008 o Brasil deverá se tornar seu maior mercado. De acordo com seu diretor geral no país, Fernando Junqueira, em depoimento ao Jornal do Commercio (17/12/2007), no ano de 2007 o país só ficou atrás do Japão em número de vendas e deverá assumir o primeiro lugar em 2008.

A Forever Living importa e comercializa produtos de beleza, saúde, higiene pessoal e complementos nutricionais à base da “milagrosa” ALOE VERA. O sistema de VENDAS DIRETAS da empresa é formado por uma extensa rede de 300 mil distribuidores autônomos, espalhados por 11 estados brasileiros. Para se ter uma idéia da grandiosidade deste negócio, o faturamento no Brasil de Janeiro a Setembro de 2007 somou R$ 106 milhões, 76% a mais que igual período de 2006.

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