Os próximos “post’s” serão
dedicados às ideias e ‘insights’
Estratégicos daquele que é considerado o Pai da Moderna Administração, Peter
Drucker. O desafio nos motivou a pesquisar uma obra, dentre os quase 40 livros
escritos e milhares de artigos, onde Drucker teria tratado do tema Estratégia
especificamente. No meio da busca encontramos Robert Swaim, ex-aluno, parceiro
de diversos MBA’s patrocinados por ambos na China e seu amigo pessoal, Swaim dedicou-se
a essa busca antes de nós e faz, a
respeito deste assunto, o seguinte comentário: “Nas obras que escreveu, Drucker discutiu a importância da estratégia;
entretanto, nunca dedicou um livro inteiro ao assunto, embora tenha alegado:
“Escrevi o primeiro livro sobre o que hoje conhecemos como ‘estratégia’ Administrando para obter resultados
(Managing for Results), publicado em 1964”.”
O livro de Roberto Swaim
intitulado A ESTRATÉGIA SEGUNDO DRUCKER:
Estratégias de Crescimento e ‘insights’ de Marketing extraídos da obra de Peter
Drucker teve sua publicação em
2011 pela editora LTC Livros Técnicos e Científicos Ltda e comemorou o
centenário de nascimento de Peter Drucker. A obra seleciona dentre os 39 livros
e milhares de artigos escritos pelo autor, conceitos, ideias e “insights”, que
embora não inseridos em um livro específico de Estratégia por Drucker,
tornaram-se universais quando relacionados ao tema. Os escritos de Drucker a
respeito do objetivo do negócio, a importância de definir missão e visão e sua
insistência de foco no cliente, sem nunca descuidar do não cliente, bem como, a
importância que atribuía às funções do marketing e da inovação, nos faz
concluir que a mente do “Pai da Moderna Administração” pensava a organização de
maneira estratégica.
O foco da obra de Swaim é,
portanto, as visões do mestre sobre as estratégias para alcançar tanto o
crescimento orgânico do negócio – por intermédio de vendas, marketing e
inovação – quanto o externo, por meio de fusões, aquisições e alianças
estratégicas. O pensamento estratégico de Drucker é minuciosamente detalhado
pelo autor que, a partir do segundo Capítulo trata da “Estratégia e a
Finalidade da Empresa”, seguindo pelos demais capítulos, sempre objetivando
desvendar os elementos, conceitos e ideias estratégicas de Drucker e suas
visões referentes ao papel essencial que a alta gerência e os “planejadores”
precisam desempenhar no processo estratégico de uma organização.
COMPOSIÇÃO DA OBRA
O livro foi escrito em 12
capítulos em que o autor dividiu assim: A Administração do Crescimento Segundo
Drucker, Estratégia e a Finalidade da Empresa, Dissecando a Entrevista e
Marketing Segundo Drucker, Os cinco Pecados Capitais dos Negócios, Inovação e
Espírito Empreendedor, Livrando-se do Passado, Estratégia de Crescimento
Externo, Gestão de Empresas Familiares, Drucker e a Próxima Sociedade,
Planejando e Gerenciando a Mudança Organizacional, Planejamento Estratégico: Empreendedorismo, Processos Decisórios Estratégicos. Como de praxe, o Blog
pretende publicar aproximadamente 10 ‘post’s’ com resenhas contendo as
principais ideias, ‘insights’ e visões destacadas pelo autor, que desvendam o
pensamento estratégico do “Pai da Administração Moderna”. Esperamos que
contribuam para ampliar a visão estratégica de nossos leitores.
QUEM FOI PETER DRUCKER
Por um momento pensei ser
desnecessário este parágrafo, contudo, me convenci de que não só era necessário
como também fundamental, até mesmo com intuito de homenagear o grande mestre da
administração. Peter Drucker era austríaco, nascido em 19 de novembro de 1909
em Viena. Foi escritor, professor e consultor administrativo considerado o “Pai
da Administração Moderna”. O mais reconhecido dos pensadores a respeito do fenômeno
da globalização da economia sobre a sociedade em geral e particularmente sobre
as organizações. Considerava que a administração moderna deveria ser
considerada uma ciência que trata sobre pessoas nas organizações. Drucker foi
professor de ciências sócias da Claremont Graduate Califórnia por décadas,
escreveu mais de 30 livros e milhares de artigos acadêmicos. Por décadas
considerou-se um cientista social e em 2004 se redefiniu (curiosamente) como um
ecologista social e justificou da seguinte maneira: “Considero-me um ‘ecologista social’, preocupado com o meio produzido
pelo homem exatamente como o ecologista natural estuda o meio biológico. O
termo ‘ecologia social’ foi inventado por mim”, de fato, em seu livro The Age of Discontinuity escrito em
1969, o termo foi pela primeira vez mencionado.
Peter Drucker nunca se considerou
um visionário, gostava de ser considerado um observador da sociedade, daí ser
considerado um cientista social, não previa o futuro, mas chamava a atenção
para o fato de que aquilo que acontece hoje pode ter impacto no futuro. Dentre
os inúmeros livros que escreveu em sua carreira, destacamos “Desafios
Gerenciais para o Século XXI", (1999), "Administrando em Tempos de
Grandes Mudanças" (1995) e “Sociedade Pós-Capitalista” (1993). Foi um
grande incentivador e admirador do desenvolvimento econômico do Brasil. Nos
anos 50, elogiou a ideia de uma nova capital, a construção de Brasília. Defendeu
com veemência o ingresso do Brasil no chamado primeiro mundo, sempre acreditou
em nosso país como potência.
Peter Drucker faleceu em
Claremont, na Califórnia, em 2005. É considerado o “Papa da administração
moderna”.
BIBLIOGRAFIA
Apenas para constar, relacionamos
abaixo 58 escritos marcantes de Drucker dentre sua riquíssima biografia. É nela
que encontramos as ideias, os “insights” e os conceitos, muitos deles
revolucionários, do grande mestre da administração moderna:
1) The
frontiers of management. Harper 1987.
2) The
practice of management. Harper 1990.
3) Managing for the future. Harper 1992.
4) Managing the non-profit
organization. Harper 1992.
5) Managing in turbulent times. Harper
1993.
6) Innovation and entrepreneurship.
Harper 1993.
7) Concept of the corporation.
Transaction Pub 1993.
8) Post capitalist society. Harper
1994.
9) The new realities. Harper 1994.
10) Management: tasks, responsibilities, practices. Butterworth-Heineman 1994.
11) Leader of the future: New visions,
strategies. John Wiley Trade 1996.
12) The pension fund revolution.
Transaction pub 1996.
13) The executive in action. Harper
1996.
14) Drucker on Asia.
Butterworth-Heineman 1997.
15) Managing for results. Harper 1997.
16) Managing in a time of great chance. Plume
1998.
17) Adventures of a bystander. John
Willy Trade 1998.
18) On the profession of management.
Harvard Business School 1998.
19) PREE, Max de; HESSELBEIN, Frances.
20) Excellence in nonprofit leadership.
John Willy Trade 1998.
21) The Ducker foundation future series.
John Willy Trend 1998.
22) WHITNEY, Jennifer. Lessons in
leadership workbook. John Willy Trade 1998.
23) STERN, Gary. The Ducker foundation -
Assessment tool. John Willy Trade 1998.
24) Management challenges for the 21st
century. Harper 2001.
25) The essential Ducker. Harper 2001.
26) HESSELBEIN, Frances; SENGE, Peter M.
Leading in a time of change viewer's workbook. John Willy Trade 2001.
27) Leading in a time of change. John
Willy Trade 2001.
28) Functioning society - selections
from sixty-five. Transaction Pub 2002.
29) Managing in next society. St Martin
Press 2002.
30) The daily Drucker. Harper
2004.
31) Tentar fazer o
bem. São Paulo: Rocco.
32) O gerente
eficaz. São Paulo: LTC, 1967.
33) MALFERRARI,
Carlos Afonso. A revolução invisível. São Paulo: Thomson Pioneira, 1977.
34) Administração em
tempos turbulentos. São Paulo: Thomson Pioneira, 1980.
35) Reminiscências
de Viena ao novo mundo. São Paulo: Thomson Pioneira, 1982.
36) 50 casos reais
de Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 1983.
37) As fronteiras da
Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 1989.
38) A nova era da
Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 1992.
39) Administração de
organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Thomson Pioneira, 1994.
40) Administração em
tempo de grandes mudanças. São Paulo:Thomson Pioneira, 1996.
41) MALFERRARI,
Carlos Afonso. As novas realidades. São Paulo: Thomson Pioneira, 1997.
42) Fator humano e
desempenho. São Paulo: Thomson Pioneira, 1997.
43) NAKAUCHI, Isao;
MONTRINGELLI JR., Nivaldo. Ducker na Ásia. São Paulo: Thomson Pioneira, 1997.
44) HESSELBEIN,
Francês; GOLDSMITH, Marshall. A organização do futuro. São Paulo: Futura, 1997.
45) Administrando
para o futuro. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
46) Introdução a
Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
47) A profissão de
administrador. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
48) A pratica de administração
nas empresas. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
49) MALFERRARI,
Carlos J. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
50) Desafios
gerencias para o século XXI. São Paulo: Thomson Pioneira, 1999.
51) Sociedade pos
capitalista. São Paulo: Thomson Pioneira, 1999.
52) O melhor de
Peter Ducker. São Paulo: Nobel, 2001.
53) O melhor de
Peter Ducker – A sociedade. São Paulo: Nobel, 2001.
54) O melhor de
Peter Ducker – O homem. São Paulo: Nobel, 2001.
55) O melhor de
Peter Ducker – A administração. São Paulo: Nobel, 2001.
56) Terceiro setor.
Sao Paulo: Futura, 2001.
57) Administrando para
obter resultados. São Paulo: Thomson Pioneira, 2002.
58) A Administração na próxima sociedade. São Paulo: Nobel, 2003.
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