Seguimos com a proposta de apresentar o pensamento do Professor de
Comportamento Organizacional da Harvard Business School, John Kotter,
principalmente no que diz respeito a Gestão de Mudanças e Transformação
Organizacional. No primeiro “post” apresentamos o 1º e o 2º dos 8 passos
destacados pelo Professor Kotter, para liderar a mudança em uma organização. A
seguir, dando seguimento a nossa proposta, apresentaremos o 3º e o 4º passos:
3º Passo - Desenvolver uma visão de mudança
Para que a gestão da mudança seja eficiente, é preciso que a organizações tenha claro qual é o cenário futuro, ou seja, a organização precisa esclarecer como o futuro será diferente do passado. Assim, as pessoas terão claro o ponto de inflexão. De acordo com Kotter, a visão de mudança é importante por três principais pontos:
- Simplifica centenas ou milhares de dados mais detalhados para a tomada de decisões.
- Motiva as pessoas a agir e caminhar na direção certa. “Mesmo que os primeiros passos sejam dolorosos”, diz o acadêmico.
Entende-se aqui por uma visão de mudança um
sistema, que inclui estratégias, planos e orçamentos. Entretanto, Kotter resume
que a visão deve ser “a cola que mantém essas coisas juntas e faz todo o
sentido para a mente e o coração”. Uma boa visão, na opinião do acadêmico, pode
exigir sacrifícios, pois deve ter o objetivo de criar um futuro melhor para
todos stakeholders da empresa.
É importante que a visão seja estrategicamente viável. Para isso, é preciso que leve em conta a realidade atual da empresa e as metas estabelecidas, que podem ser ambiciosas, desde que sejam atingíveis. “Grandes líderes sabem como fazer estes objetivos ambiciosos parecerem factíveis. Quando uma visão é atada com uma estratégia forte e credível, torna-se evidente para as partes interessadas que a visão não é apenas um sonho”, pontua Kotter.
As visões eficazes têm seis características-chave. São elas:
- Imaginável: transmitem uma imagem clara de como será o futuro.
- Desejável: apelam para uma vantagem de longo prazo para os funcionários, clientes, acionistas e outros, que têm uma participação na empresa.
- Desejável: apelam para uma vantagem de longo prazo para os funcionários, clientes, acionistas e outros, que têm uma participação na empresa.
- Focado: as visões são claras o suficiente para fornecer orientações para a tomada de decisão.
- Flexível: permitem que a iniciativa individual e respostas alternativas surjam diante de novas condições.
- Transmissível: são fáceis de comunicar e podem ser explicadas rapidamente.
4º Passo - Comunicar a visão para os Buy-in
Para que a mudança ocorra é preciso que tenha um
suporte interno e externo. Sendo assim, é necessário garantir que o máximo de
pessoas possível, compreenda e aceite a visão de mudança. É claro que ganhar um
entendimento e compromisso com uma nova direção nunca é tarefa fácil,
especialmente em organizações complexas.
De acordo com Kotter, a maioria das empresas subestimam a comunicação de suas visões. Para ser eficaz, a visão deve ser comunicada em atividades de hora em hora. A visão será referida em e-mails, reuniões, apresentações, ou seja, será comunicada em qualquer lugar. Reuniões entediantes devem ser transformadas em discussões interessantes sobre a transformação. Programas de educação genéricos são jogados fora e cursos que se concentrem em problemas do negócio e na nova visão passarão a ser lecionados.
Ao comunicar a visão para a transformação, é preciso ter em mente que a visão deve ser:
Simples: uma única palavra ou até mesmo um jargão.