Concluímos neste “post” os 8 passos para a Gestão da Mudança e Transformação Organizacional de acordo com John Kotter. Kotter é professor emérito de Liderança da Harvard Business School, Doutor em Comportamento Organizacional e considerado a maior autoridade mundial em liderança e mudança organizacional. Ele afirma que em 70% das organizações os esforços de transformação e mudança fracassam e propõe 8 passos para promover e liderar a transformação nas organizações. Abaixo os 7º e o 8º passos para liderar este processo:
7° Passo: Não desanime
- Utilize maior credibilidade para mudar sistemas, estruturas e políticas que não se encaixam na visão da organização;
- Contrate, promova e desenvolva colaboradores que possam implementar a visão da empresa;
- Revigore processos com novos projetos, temas e agentes de mudanças;
- Consolide ganhos e produza mais mudanças entre seus colaboradores.
Segundo John Kotter, a resistência está sempre à espera nos bastidores para voltar a afirmar-se: “Mesmo que você seja um líder bem sucedido na fase inicial, você poderá lidar com essas resistências. Comemore a vitória das mudanças com os colaboradores e faça uma pausa no trabalho pra este momento.”
Lembre-se que as consequências de desistir podem ser muito perigosas. Sempre que você desiste antes de um trabalho ser concluído, um momento crítico pode ser perdido e você terá retrabalho. Os novos comportamentos e práticas devem ser conduzidos com a cultura para garantir o sucesso a longo prazo. Uma vez que o processo teve um retrocesso, a reconstrução do movimento será uma tarefa difícil.
Se a sua iniciativa de mudança atingir o sucesso, você começará a ver:
- Mais projetos que estão sendo adicionados;
- Outras pessoas sendo levadas para ajudar nas mudanças;
- A liderança sênior focada em dar clareza a uma visão compartilhada e alinhada;
- Empregados com poderes em todos os níveis para liderar projetos;
- Redução de interdependências entre as áreas;
- O esforço constante para manter a urgência em alta;
- Provas consistentes de que o melhor caminho é o trabalho constante.
Um longo caminho
O caminho para conquistar esta liderança da etapa 7 terá um longo percurso. Em vez de declarar vitória e seguir em frente, esses líderes transformacionais irão lançar mais e mais projetos para impulsionar a mudança mais profunda na organização.
Eles irão também ter o tempo para garantir que todas as novas práticas sejam firmemente enraizadas na cultura da organização. Os gerentes, pela sua própria natureza, pensam em prazos mais curtos, cabe aos líderes mudar o curso para o longo prazo. Sem liderança suficiente e consistente, a mudança irá parar. Por isso, nunca desista!
8° Passo: Projete a mudança
- Articule as conexões entre os novos comportamentos e o sucesso organizacional;
- Crie maneiras de assegurar o desenvolvimento da liderança e da sucessão.
Ancorando novas oportunidades na Cultura
Novas práticas devem ter raízes profundas a fim de manter-se firmemente plantadas na cultura. A cultura é formada por normas de comportamento e valores compartilhados, essas forças sociais são incrivelmente fortes. Todo indivíduo que se junta a uma organização é doutrinado em sua cultura, em geral, mesmo sem perceber. Sua inércia é mantida pelo grupo ao longo de anos e anos. Mudanças - se consistente ou inconsistente com a velha cultura - são difíceis de enraizar. É por isso que a mudança cultural vem no passo 8 e não na etapa 1, confira abaixo algumas regras gerais sobre a mudança cultural:
- Mudança cultural vem por último, não no começo;
- Você deve estar apto a provar que o novo caminho é superior ao velho;
- O sucesso deve ser visível e bem comunicado;
- Você vai perder algumas pessoas no processo;
- É necessário reforçar novas normas e valores, com incentivos e recompensas - incluindo promoções;
- Reforce a cultura de cada novo colaborador.
John Kotter é professor de
Comportamento Organizacional e
Recursos Humanos, na Harvard Business School, e especialista em liderança,
cultura organizacional e gestão da mudança, temas dos quais é autor de vários
best-sellers. Série de quatro artigos publicados pela HSM Online em que são apresentados seus conceitos de para
promover a mudança e a transformação dentro das empresas.