Partindo dos dados coletados, Collins e a equipe de pesquisadores perceberam que os resultados revelavam atributos bastante importantes para o que passaram a designar dos “atributos das empresas grandiosas”, são eles:
1. Contam com líderes de nível 5 - Executivos discretos, com grande força de vontade. Formam suas equipes de trabalho para em seguida elaborarem a estratégia da empresa;
2. Apesar de terem enfrentado situações adversas, destacaram-se por uma fé inabalável para seguir em frente;
3. Conseguiram identificar uma idéia de negócio simples (o “conceito do ouriço”, que trataremos em outro “post”), que responde a três perguntas fundamentais: em que área podiam ser os melhores? Qual a maneira mais eficaz de gerar fluxos de caixa positivos e rentabilidade contínua? Quais as atividades que despertavam paixão nos funcionários da empresa?;
4. Cultura de disciplina;
5. Utilizam tecnologias cuidadosamente selecionadas para melhorar seus processos (aceleradores tecnológicos), em lugar de basear-se em avanços tecnológicos para promover transformação;
6. Conseguem o chamado “efeito acelerador”. A transformação de “boa” em “grandiosa” é um processo que se inicia com um período de acúmulo de decisões acertadas (etapa de construção), até produzir um ponto de inflexão que leva a empresa a decolar. Esse mesmo processo envolve três condições: pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada. Quando as empresas decolam, o processo de transformação toma impulso e se acelera. Trata-se do “efeito acelerador” (ou “flywheer”, como o autor o chama em inglês).
Liderança de Nível
Na hierarquia de classificação de executivos definida pela equipe de Collins, o nível 5 é o degrau mais elevado. Os cinco níveis são apresentados a seguir:
1. Indivíduo com grande capacidade
Graças a seus conhecimentos, talento, habilidades e hábitos de trabalho, sua contribuição à empresa é produtiva.
2. Membro de uma equipe que dá contribuições valiosas
Põe em jogo suas capacidades a fim de conseguir alcançar metas coletivas e trabalha de forma eficaz em equipe.
3. Gerente competente
Sabe organizar as pessoas e administra os recursos de maneira efetiva e eficiente para conseguir chegar às metas estabelecidas.
4. Líder eficaz
Empenha-se vigorosamente para tornar realidade uma visão clara e atraente, estimulando padrões de alto desempenho. Alinha o compromisso das pessoas em função dos objetivos da empresa.
5. Executivo de nível 5
Constrói uma empresa excelente e duradoura, graças a um misto de humildade pessoal e determinação profissional. Aqueles que integram esse nível atendem aos requisitos dos quatro níveis anteriores.
No próximo “Post” detalharemos mais características importantes do Executivo de nível 5 de Collins.
Conclusão: De todas as características observadas durante o processo de composição do livro: EMPRESAS FEITAS PARA VENCER, a que chama mais nossa atenção é a de contar com um executivo que “constrói” a empresa. Em detrimento de estudar suas características individuais com mais atenção no próximo “post”, podemos adiantar que essa “construção” diz respeito a todas as frentes e todas as lideranças relacionadas à estratégia. Um líder capaz de construir um verdadeiro “time” com habilidades excepcionais, hábito de trabalho eficaz, focado em conquistar metas individuais e coletivas, alta capacidade de gestão e, acima de tudo, comprometido em tornar a visão da empresa uma realidade percebida por todos. Esta liderança é que, de fato, faz a diferença quando o assunto é transformar uma empresa “boa” em “grandiosa”.