domingo, 9 de fevereiro de 2014

ESQUENTANDO OS MOTORES



Após um ano bastante produtivo com resenhas de livros importantes, fechamos 2013 com um saldo bem positivo. Retomamos em 2014, depois de 60 dias de recesso com a corda toda e prometemos manter o mesmo ritmo de 2013. 


Nossa meta foi atingida, durante 2014 mobilizamos nossos leitores para se importarem com a estratégia. Batemos recordes de leitores e muitas foram as mensagens de incentivo que o Blog recebeu. Algumas sugestões também nos chegaram e resolvemos aproveitar uma delas para abrir a temporada de resenhas de 2014. Um de nossos leitores escreveu: "porque, em meio a tantas obras de estratégia citada pelo Blog, nunca se fez referência a uma obra sobre estratégia em Peter Drucker?". A pergunta é muito curiosa e, sem dúvida nenhuma, bastante pertinente também. A resposta, contudo, é ainda mais curiosa e bastante direta: "simplesmente porque Peter Drucker não escreveu nenhuma obra sobre o tema estratégia especificamente."

No entanto, o nosso compromisso é buscar informações e ir além das respostas simples e diretas. Com uma extensa lista de obras importantíssimas para o mundo dos negócios, Peter Drucker não poderia deixar de tratar o tema. Apesar de não dedicar uma obra específica à estratégia, são inúmeras as lições relacionadas ao tema contidas em suas obras. Nosso primeiro livro a ser resenhado será de um autor que conviveu durante muitos anos com Drucker e separou lições importantes de estratégia. Robert Swaim, ex-aluno, colaborador e amigo pessoal de Drucker, sintetizou nesta obra as idéias mais importantes relacionadas à estratégia que foram colhidas em aproximadamente 30 anos de convivência.

Na obra intitulada: A ESTRATÉGIA SEGUNDO DRUCKER, Swaim aborda tópicos tanto sobre estratégia, quanto sobre outros assuntos com ela relacionados como: crescimento do negócio, marketing, vendas e inovação. No próximo post apresentaremos a obra e seu autor de maneira mais abrangente e iniciaremos a série de resenhas com as quais pretendemos apresentar, para você que acompanha o Blog, idéias e insigts de Peter Drucker sobre estratégia.



Nenhum comentário: