sábado, 12 de outubro de 2013

A ESCOLA DE PODER


A Formação de Estratégia como um Processo de Negociação

Para os autores de SAFÁRI DE ESTRATÉGIA o poder aqui se refere ao exercício de influência além da ideia puramente econômica. A Escola de Poder caracteriza-se pela formação de estratégia como um processo aberto de influência para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses, dividindo-se em duas categorias, sendo:

Poder Micro

Cujo significado é, nada mais que, o jogo político instalado em todas as organizações e que influencia a estratégia adotada. A formulação da estratégia é um processo que além de cognitivo e de aprendizagem, também é fruto de negociações e concessões. A Escola de Poder defende maior compreensão do papel de indivíduos organizados e não apenas na formulação ou reformulação de comportamentos individuais. Ela (a Escola de Poder) demonstra que a estratégia oriunda deste processo não é "ótima", pelo contrário, apenas reflete os interesses dos grupos mais poderosos da organização. MacMillan e Guth sugerem usar a política para obter aceitação das estratégias:

A. Reconhecer as realidades políticas e administrá-las;

B. Reconhecer o caráter essencial do empenho da gerência intermediária;

C. Aprender a usar instrumentos políticos clássicos;

D. Administrar o comportamento das coalizões;

E. Tomar providências diretas contra a coalizão oponente.

Poder Macro

O poder macro trata da interdependência de uma organização com seu ambiente externo, que envolvem: clientes, fornecedores, sindicatos, governo, etc. As soluções mais populares aplicadas ao poder macro são:

- Análise dos interessados (comportamento e coalizões);

- Manobras estratégicas;

- Formulação cooperativa de estratégica (Redes, estratégia coletiva, alianças estratégicas, terceirização estratégica etc).


Conclusão: A formação da estratégia, de acordo com a Escola de Poder, é moldada basicamente pelo poder e pela política. Trata-se notadamente de iniciativas emergentes e assumem a forma de posições ou meios para iludir. A partir do que denomina Poder Micro, ela é capaz de persuadir, barganhar e promover o confronto direto, enquanto que, a partir do Poder Macro, ela promove manobras estratégicas, constrói redes, alianças e terceirizações. É preciso entender, contudo, que a formação da estratégia envolve sim o poder, porém, não se pode esquecer que envolve também a liderança e a cultura (desprezadas por esta escola). A política tem seu lado positivo no processo de mudança e na formação da estratégia, porém pode gerar desperdício e distorção. Ela está presente em especial durante mudanças importantes, em organizações grandes e maduras, em organizações de "experts" complexas e descentralizadas e durante períodos de bloqueio. Ela mostra-se útil em promover mudanças estratégicas para combater agentes que querem manter o “status quo”.

Nenhum comentário: