A segunda importante característica
observada pelos autores é que as empresas concebidas para durar, identificadas
aqui como empresas visionárias não aceitam escolher entre viver segundo seus
valores ou serem pragmáticas. Elas efetivamente buscam soluções pragmáticas e
agem de acordo com seus valores centrais, sendo altamente idealistas e
altamente lucrativas.
De acordo com os resultados
apresentados pela pesquisa realizada pelos autores de "Feitas para Durar", essas empresas
visionárias apresentaram claros indícios de possuírem uma ideologia central
como força impulsionadora dominante, força essa capaz de inspirar as pessoas
que trabalham nessas empresas em direção à sua evolução, ou seja, para elas, o
lucro é apenas um meio que possibilita atingir objetivos mais importantes. Em
contraposição, as empresas de comparação (empresas semelhantes, do mesmo ramo
de atividade ou concorrentes do mesmo segmento) mostraram-se mais voltadas para
a obtenção de lucros como objetivo principal.
Evidentemente que não se quer afirmar
que as empresas visionárias abrem mão do lucro ou da riqueza no longo prazo, o
que se pode afirmar, contudo, é que elas buscam a riqueza de seus acionistas
sem abrir mão de ideais mais amplos e significativos. O lucro para as empresas
visionárias representa o oxigênio, a comida, o sangue que as mantém vivas; apesar
de não representar a vida, no entanto, sem ele essas empresas sabem que não
haverá vida.
Os valores centrais são as doutrinas
essenciais e duradouras da empresa visionária, não devendo ser comprometidos em
benefício de ganhos financeiros ou oportunismos de curto prazo. As crenças
têm sempre que vir antes das políticas, práticas e metas. Estas últimas têm
sempre que ser alteradas se estiverem violando as crenças fundamentais.
Conclusão: Não existe um
conteúdo ideológico específico para que uma empresa seja visionária: o que
importa é a autenticidade e coerência da empresa com sua ideologia, e que ela
crie mecanismos para que a ideologia impregne toda a organização e transcenda
qualquer líder individual.
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