O conceito de inteligência emocional descreve as
competências das pessoas que precisam lidar e se adaptar às extraordinárias
mudanças que ocorrerão nas próximas décadas. Componentes básicos, segundo
Daniel Goleman e baseados em estudos de especialistas norte-americanos:
Autoconsciência: observar-se e reconhecer os próprios
sentimentos; formar um vocabulário para os sentimentos; saber a relação entre
pensamentos, sentimentos e reações.
Tomada de decisão pessoal: examinar suas ações e conhecer as
consequências delas; saber se uma decisão está sendo governada por pensamento
ou sentimento.
Lidar com sentimentos: monitorar a "conversa consigo
mesmo" para surpreender mensagens negativas como repreensões internas;
compreender o que está por trás de um sentimento; encontrar meios de lidar com
medos e ansiedades, ira e tristeza.
Lidar com tensão: aprender o valor de exercícios e métodos
de relaxamento.
Empatia: compreender os sentimentos e preocupações dos
outros e adotar a perspectiva deles; reconhecer as diferenças no modo como as
pessoas se sentem em relação a fatos e comportamentos.
Comunicações: falar efetivamente de sentimentos; tornar-se
um bom ouvinte e perguntador; distinguir entre o que alguém faz ou diz e suas
próprias reações ou julgamento a respeito; enviar mensagens do "Eu"
em vez de culpar.
Auto-revelação: valorizar a franqueza e construir confiança
num relacionamento; saber quando é seguro arriscar-se a falar de seus
sentimentos.
Intuição: identificar padrões em sua vida e reações emocionais;
reconhecer padrões semelhantes nos outros.
Auto-aceitação: sentir orgulho e ver-se numa luz positiva;
reconhecer suas forças e fraquezas; ser capaz de rir de si mesmo.
Responsabilidade pessoal: assumir responsabilidade;
reconhecer as consequências de suas decisões e ações; aceitar seus sentimentos
e estados de espírito; ir até o fim nos compromissos.
Assertividade: declarar suas preocupações e sentimentos sem
ira nem passividade.
Dinâmica de grupo: cooperação; saber quando e como conduzir
e ser conduzido.
Solução de conflitos: saber lutar limpo com outras pessoas;
adotar o modelo vencer/vencer para negociar acordos.
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