Tendência do mercado há algum tempo, a parceria ganha força e abre
possibilidades de crescimento no mercado globalizado. Se antes os empresários
se preocupavam em expandir seus negócios e explorar novos territórios sozinhos,
hoje, o mundo business percebeu que o aliado pode fazer a diferença na busca
por essas conquistas. O aumento da concorrência levou a uma necessidade maior
de destaque no mercado e na busca por soluções que garantam o lugar ao sol das
empresas, que passaram a caminhar juntas e a investir na parceria.
A união de grandes grupos possibilitou a modificação na forma de
fazer negócio. A estratégia de aliar-se a um nome de peso começou a ser vista
com bons olhos no mundo empresarial e grandes investimentos foram feitos no
sentido de agregar valor aos novos grupos do mercado. Engana-se, porém, quem
pensa que as parcerias nasceram apenas para as grandes empresas. Por não haver
a necessidade de muito investimento, a parceria se torna a oportunidade ideal
para micro e pequenos empresários que complementam seus serviços e agregam
valor ao seu negócio.
Complemente o Serviço
A prestadora de serviços em telecomunicação móvel PressCell foi
criada para suprir a necessidade de estrangeiros que não podiam usar celulares
no Brasil. Em parceria com eventos no País e no exterior, a empresa dá suporte
ao cliente e atua de forma conjunta. “As empresas são complementares, a
tendência é a de se especializar naquilo que se faz melhor e terceirizar para
parceiros o que está dentro do nicho de mercado, mas não é o core business da
empresa”, garante o proprietário, Rodrigo Faro.
No mesmo segmento da telefonia, a Link Solution atua de forma
independente das operadoras e fabricantes de equipamentos e de tecnologias de
Telecom e não abre mão da parceria. “A partir do momento em que você entende
que cada um tem a sua especialidade, fica claro que não se deve tentar ‘abraçar
o mundo’. É impossível fazer tudo muito bem e o melhor caminho é contar com
parceiros que se complementem”, acredita o diretor comercial, André Botelho.
Para o diretor do colégio Instituto Coração de Jesus, Ademar
Fabel, a primeira parceria surgiu da necessidade de oferecer novos serviços
dentro da escola como aulas de inglês e de tênis, sem precisar de deslocamento
e insegurança por conta dos pais dos alunos. “A parceria envolve interesses
para cada uma das partes, que exige uma ação diferente para garantir benefícios
compartilhados”, explica Fabel, que completa: “a satisfação dos nossos clientes
cresceu consideravelmente isso aumentou o valor agregado do nosso negócio”.
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